A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, representando a Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio participou, na sexta-feira (25), da 1ª Reunião de Gestores de Turismo da APRECESP em 2025, realizada na cidade de Itu, no Itu Plaza Hotel. O encontro marcou o início do calendário anual da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo, reunindo secretários e diretores de turismo para uma tarde de debates, alinhamentos e palestras estratégicas sobre o desenvolvimento do setor nas estâncias paulistas.
A abertura contou com a presença do prefeito de Itu, Herculano Passos, acompanhado da primeira-dama e da vice-prefeita. “É uma grande honra para Itu sediar esse momento de união e planejamento. Agradeço a presença de todos os gestores que vieram compartilhar experiências e pensar o futuro do nosso turismo”, destacou o prefeito.
A reunião contou com a representação de 30 estâncias turísticas, dentre as 70 unidades do estado. A Estância Turística de Presidente Epitácio, esteve representada pelo Secretário de Turismo e Cultura André Kuba e o Encarregado Florismar Calvante de Almeida, reforçando o compromisso coletivo dos municípios com o fortalecimento das políticas públicas de turismo no estado de São Paulo.
Três palestras foram apresentadas e abordaram temas atuais e relevantes para os gestores, a primeira trouxe à tona a pauta do afroturismo, com a turismóloga Solange Barbosa, assessora de Turismo de Paraibuna, CEO da Rota da Liberdade e vice-presidente do Coletivo MUDA. Ela apresentou a palestra “Jornada do Afroturismo Paulista: estratégias de fomento e desenvolvimento” e destacou que “o afroturismo é uma tendência e está sendo valorizado tanto pelo governo federal quanto pelo governo estadual. Temos um imenso patrimônio imaterial a ser trabalhado, e faço parte de um grupo de trabalho que está elaborando os roteiros turísticos voltados a essa temática em São Paulo”, afirmou.
Em seguida, o presidente da Skål Internacional São Paulo, Aristides De La Plata Cury, falou sobre o Prêmio Top Destinos Turísticos 2025, retomando a parceria com a APRECESP. “Essa é uma premiação que reconhece o que há de melhor no turismo do estado de São Paulo. A longa parceria com a APRECESP fortalece ainda mais a visibilidade das estâncias paulistas em nível estadual e nacional”, pontuou.
Encerrando a programação, Márcia Azeredo, representante da APRECESP e da organização da FESTURIS Gramado 2025, falou sobre a importância da presença das estâncias no estande coletivo da associação no evento, que acontece nos dias 7 e 8 de novembro. “O estande da APRECESP Turismo Paulista é uma vitrine para nossos destinos. É fundamental que as estâncias participem, levando experiências, roteiros turísticos e mostrando a força do nosso turismo para o mercado nacional e internacional”, afirmou.
Kuba relatou que em conversas com demais cidades estâncias, Presidente Epitácio está muito bem organizada e adiantada perante as demais, agora vamos trabalhar para alinhar a estratégia turística para realmente entrarmos no roteiro de turismo nacional. “Conversarei com as agências de turismo, setores de hospedagem, gastronomia e Acipe para irem até a cidade de Gramado, apresentar Presidente Epitácio para todo sul do Brasil”, disse.
“Afinal estaremos conseguindo utilizar toda a estrutura disponibilizada pela Aprecesp de forma gratuita, dentro de uma região que já recebe de 5 a 8 milhões de turistas por ano. Pedimos que as pousadas, hotéis, restaurantes e empresas que já preparem seus materiais publicitários para estarmos divulgando na feira.”, completou Kuba.
A consultora da Aprecesp, Márcia Azeredo fechou o encontro, considerado muito proveitoso pelos participantes e reforçou o compromisso dos gestores com o fortalecimento do turismo nas 70 estâncias paulistas ao longo de 2025.