A premiação do 32º Torneio de Pesca Amadora Esportiva ao Tucunaré, realizada no domingo, 1° de dezembro, no Parque ‘O Figueiral’ encerrou a competição com a participação dos pescadores classificados para o sorteio. No total, 162 equipes, como 480 pescadores, participaram da competição, sendo que 132 apresentaram ao menos 01 (um) exemplar com a medida mínima de 30 cm.
Os pescadores de 41 cidades, representando os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, capturaram, filmaram e devolveram ao Rio Paraná 572 peixes, sendo que a maioria da espécie Tucunaré Amarelo (Cichla ocellaris) e 244 indivíduos da espécie Tucunaré Azul (Cichla piquiti). Para participar do sorteio, e concorrer aos prêmios principais, era necessário ter o vídeo avaliado e validado pela Comissão Organizadora, de acordo com as regras estabelecidas no regulamento.
Por meio de sorteio, quem conquistou o maior prêmio do Torneio foi a equipe Rabinho, que levou pra casa um barco de alumínio de seis metros, uma carreta e um motor de 40hp. “Esta é a edição, no formato atual do evento, com a maior premiação. Para nós é uma forma de demonstrar a importância que o turismo de pesca possui em nossa cidade, por isso a prefeita Cássia Furlan fez questão de investir em tantos prêmios”, disse o presidente da Comissão Organizadora do 32° Torneio de Pesca Amadora Esportiva ao Tucunaré, Ivan Adalberto.
Todos os pescadores classificados ainda concorreram ao sorteio de centenas de brindes. Como uma forma de valorizar o artesanato local e a manualidade, assim como na edição de 2023, os troféus foram confeccionados pelo artesão, José Luiz, que trabalha com entalhe em madeira, e fez todos os troféus entregues na premiação.
Além das categorias principais, foram entregues brindes para o competidor mais experiente, com 81 anos, o pescador Jair Martins de Assis; e os competidores mais jovens, Enzo Melo de Oliveira e Alice Akemi Cardoso Okimato, ambos com 9 anos de idade. A equipe que pescou o maior peixe, CTM Fishing, conquistou um troféu e um motor elétrico, ao apresentar um Tcunaré Azul, de 59,5 cm.
As equipes com maior metragem na soma dos peixes pescados também foram premiadas, cada uma com um motor elétrico e troféus. Em terceiro lugar, com 2 metros e 61 centímetros e meio, a equipe Javali; na segunda posição, com 2 metros e 63 centímetros, o time Marcelo Moreno Fishing, e em primeiro lugar, com 2 metros e 74 centímetros, a equipe CTM Fishing.
O 32° Torneio de Pesca Amadora Esportiva ao Tucunaré é uma realização da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Presidente Epitácio através da Secretarias de Turismo e Cultura, com o apoio das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Relações Agrárias, Obras, Infraestrutura e Urbanismo, Educação e Esportes, Assistência e Desenvolvimento Social, Planejamento, Meio Ambiente e Economia, Finanças, Saúde e Negócios Jurídicos.
Confira todos os ganhadores de prêmios principais:
Motor elétrico de 34 libras: equipe Estância alemoa
Motor elétrico de 34 libras: equipe Dois Gatos
Motor elétrico de 34 libras: equipe Ariranha 2
Caiaque de pesca (sem motor): equipe Misso Lima
Caiaque de pesca (sem motor): equipe Os Parças
Barco de alumínio de seis metros: equipe Agro França
Barco de alumínio de seis metros: equipe Mioshi
Barco de alumínio de seis metros + motor elétrico de 34 lbs: Pega Tudo II
Barco de alumínio de seis metros + motor elétrico de 34 lbs: equipe Pega Tudo
Barco de alumínio de seis metros + motor elétrico de 34 lbs: equipe ‘Véio’ do Rio
Barco de alumínio de seis metros + motor de 30HP: equipe MFishing
Barco de alumínio de seis metros + carreta + motor de 40HP: equipe Rabinho