Os pais e responsáveis pelos estudantes atendidos pela EMEFEI Pingo de Gente foram convidados, nesta quinta-feira, (16), a participar de uma palestra conduzida pela equipe técnica do Núcleo de Assistência Social do Jardim Real sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação faz parte da campanha Faça Bonito, promovida para alertar a sociedade sobre o tema, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao abuso e a exploração sexual.
A psicóloga Suelen Midori Barbosa Sindo e a assistente social, Juliana Santos Nespoli a convite da diretora Elaine Reis e da coordenadora Vânia Maria Souza Aragão, conversaram com os pais e responsáveis a respeito da influência na formação da criança, desde a delimitação de regras e limites, a criação de vínculos de confiança e segurança, o desenvolvimento da autonomia na educação parental.
“Conhecer o seu filho, desde o nome do amiguinho, a cor favorita ou a comida que a criança mais gosta, podem ajudar a identificar alterações comportamentais que acometem crianças vítimas de algum tipo de abuso. Ao criar um laço de confiança com a criança, as chances dela contar o que aconteceu aumentam, porque o abuso deixa na vítima um sentimento de culpa e vergonha”, explica a psicóloga.
A palestra foi oferecida para os adultos, no entanto, a unidade escolar desenvolveu em sala de aula mecanismos para abordar a proteção do corpo da criança de maneira lúdica para os estudantes. “A criança precisa entender desde os primeiros anos de vida que o corpo é dela e que os limites devem ser respeitados”, completa Suelen.