28 DEZ 2023
Polícia Militar orienta munícipes e turistas para Réveillon em segurança

A Prefeitura de Presidente Epitácio, por meio da administração da prefeita Cássia Regina Zaffani Furlan, realizará nos dias 30 e 31 de dezembro o evento de Réveillon na Orla Fluvial, com entrada gratuita e expectativa de receber em média 40 mil pessoas para celebrar a virada de 2023 para 2024.

Para garantir a segurança e bom andamento das festividades, a Polícia Militar efetuará, através do convênio de Atividade Delegada, o policiamento no perímetro adjacente ao evento. “Além disso, foi solicitado apoio à Companhia de Força Tática e Batalhão de Ações Táticas Especiais”, revela o Capitão PM Reginaldo de Cristo Filho do 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior (42. BPM/I).

De acordo com o Capitão da PM, uma das principais orientações para garantir a segurança de turistas e munícipes durante o Réveillon é a manutenção da responsabilidade do condutor, que não deve ingerir bebida alcoólica antes de dirigir. “O consumo de álcool altera a capacidade psicomotora,  colocando em risco a vida e a integridade física do próprio motorista, bem como dos demais condutores dos diversos tipos de veículos e pedestres, sendo certo que o consumo de álcool é o fator causador de considerável percentual de acidentes, ressaltando que muitos deles ceifam as vidas de núcleos familiares inteiros”.

Outras orientações destacadas pela Polícia Militar estão relacionadas ao comportamento preventivo da população para evitar brigas e até mesmo furtos durante o evento que reúne milhares de pessoas. “Os munícipes e turistas não devem expor ou deixar em local de fácil acesso, grandes quantidades de dinheiro, cartões, telefones celulares e demais objetos de valor; evitar o envolvimento em discussões banais e a permanência em locais ermos e de difícil acesso; estacionar os veículos em locais seguros, mantendo-os fechados e as motocicletas travadas, dificultando as ações delitivas de oportunistas”, exemplifica o Capitão Reginaldo.

Na noite da virada, de 31 de dezembro para 1º de janeiro, a queima de fogos de artifícios é uma tradição, porém o manuseio incorreto desses itens pode causar acidentes. A festa de Réveillon da Orla contará com a queima de fogos de artifícios, realizada por pessoas treinadas e habilitadas para a execução da atividade de maneira segura. “A população deve evitar levar qualquer tipo de equipamento pirotécnico ou incendiário, pois podem causar lesões a si mesmo ou a terceiros, além de danos materiais e ambientais”, completa o policial militar.

Fonte: Secretaria de Administração