O programa social “A União Faz a Vida - Sicredi Rio Paraná” promovido pela cooperativa de crédito em parceria com a comunidade escolar de cinco municípios, entre eles Presidente Epitácio, lançou uma revista para marcar a conclusão das ações de 2023 e dos projetos desenvolvidos em duas unidades municiais.
A metodologia de projetos envolve a realização de atividades em grupo, com o intuito de levar o aluno a construir, vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. A EMEF Waldyr Romeo da Silveira, direção de Derminia Ferreira de Souza Oliveira e coordenação pedagógica de Deise Silva Souza, foi uma das escolas atendidas pelo programa.
Os alunos do 2º ano desenvolveram atividades relacionadas ao Rio Paraná e estudaram desde a fauna e flora do ambiente, até o trabalho de uma peixaria. As vivências in loco foram acompanhadas pelas professoras: Sabrina Rolnich Oliveira Marques, Aline Mendes Vieira de Souza, Waleska Cristina da Silva e Emanuelle dos Santos Siqueira.
Enquanto as turmas do 3º ano promoveram expedições na cooperativa de reciclagem da cidade e contato com artesãos locais, com o intuito de destacar o papel da reutilização de materiais e os impactos do lixo no meio ambiente. A pesquisa de campo foi supervisionada pelas professoras: Thais Roberta, Sandra Maria Pereira de Souza, Sirlene Francisco Custódio e Ellen Catyuça Lopes da Silva.
Estudantes do 4º ano estudaram e conheceram pessoalmente a colônia Arpad Falva, ponto turístico situado entre Epitácio e Caiuá, que abriga a história e imigrantes da Hungria. Apresentando às crianças uma cultura diferente e a importância da preservação de costumes. As professoras responsáveis foram: Roberta Marin Fernandes Rezende, Alair da Silva Barros e Gizele de Moraes Santos.
Os alunos do 5º ano A da professora Renata Soares Sorigotti tiveram a oportunidade de visitar uma exposição de arte no Centro Cultural Matarazzo, que levou à reflexão sobre os povos indígenas e o meio ambiente, proposto pelas obras expostas.
A visita ao Recanto do Vovô foi o destino exploratório dos alunos do 5º ano das professoras: Jamile Pinheiro Meidas Pereira, Idemée Solanis de Moraes Ambrosio e Maristela da Silva Rossi, com o intuito de reconhecer e valorizar os idosos, as memórias e o futuro.
Para a escola EMEFEI Mario Bonifácio, direção de Maeli Ingridi Moraes Carvalho e coordenação pedagógica de Ana Paula Gomes Barreto Felipe foram propostas atividades para as crianças do Pré I e Pré II da professora Liliane Leite da Silva Paiva de expedição à biblioteca municipal.
O 1º ano da professora Aletis Custodio Tavares visitou a antiga estação ferroviária de Presidente Epitácio, que hoje sedia a Secretaria de Turismo, e pode conhecer a história personalidades do município como Chapéu de Couro e Helena Meireles. As turmas do 2º ano da professora Fernanda Silva Messias Araújo; 3º ano da professora Eliane Cardoso Franco Ferreira, 4º ano da professora Lucina Costa Sorigoti e 5º ano do professor Igor Loan Oliveira de Mello conheceram o Parque Morro do Diabo e tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre meio ambiente, preservação de fauna e ecossistemas.
O Sicredi contou com o apoio da equipe de Secretaria de Educação de Presidente Epitácio formada por: Leonardo Menezes Trombeta, Eliane Dantas Coelho Garcia, Odinei Inácio Teixeira, Gislaine Medeiros Senturion de Oliveira, Michela Renata Hopka Melo, Andreia Sola Barreto Marcelino, Glaucia Dias da Costa.
A revista digital está disponível em PDF abaixo da matéria.
Fonte: Secretaria de Educação
Autor: Assessoria de Comunicação
Local: Presidente Epitácio - SP