Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Presidente Epitácio - SP
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Turismo

COLÔNIA ARPAD FALVA
Vicinal Presidente Epitácio / Caiuá Km 10. Telefone: (18) 3251-8000 - Secretaria de Turismo e Cultura.

Em 1920 instalou-se no município um grupo de pessoas composta por famílias provenientes da Hungria. Com seus usos e costumes, produziram um acervo próprio de sua cultura, com destaque para a edificação da Igreja de Santo Estevão, de 1934. É uma construção simples, com forte influência da arquitetura romana, que guarda bíblias, livros de atas e reuniões em escrita húngara, ela possui bancos de cedro, e altar em estilo colonial. Localizada a cerca de 10 km da cidade de Pres. Epitácio, na estrada vicinal que interliga o município à Caiuá. Representa um importante patrimônio cultural local.

As festas da Igreja de Santo Estevão da Hungria na Colônia Arpad têm a participação de descendentes de húngaros do Mato Grosso do Sul e do Paraná, além dos amigos e parentes dos descendentes de colonos de Presidente Epitácio.

Nas festas alguns colonos usam roupas típicas dos antepassados húngaros, e as comidas servidas têm pratos tradicionais, além de pratos regionais.

Um dos principais momentos da festa é a realização da missa.

A colônia Árpád fundada em 1920 por famílias de húngaros, tchecos, e iuguslavos. Construída na estrada vicinal que liga Presidente Epitácio ao município de Caiua, paossui uma capela (Igreja de São Estevão) em homenagem ao Rei Estevão I da hungira, um cemitério e a sede da associação.

Nos eventos realizados sempre há visita de hungaros de diversas regiões do pais, na comunidade é possível encontrar descendentes como Paulo Furis e Maria Orros que falam hungaro e contam aos visitantes a historia da imigração. Todas as quintas há missa na capela.

 

 
 
Seta
Versão do Sistema: 2.10.4 - 01/04/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia