A Vigilância Epidemiológica da Estância Turística de Presidente epitácio alerta para o aumento de casos em todo o país de atendimentos no SUS (Sistema Único de Saúde) de Síndromes Respiratórias Agudas Gras (SRAG), porém essas doenças podem ser evitadas com a vacinação, que está disponível gratuitamente para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade.
De acordo com a FioCruz, no Boletim de maio/2025 do InfoGripe “mais de 70% das mortes por SRAG no Brasil em 2025 foram causadas pela Influenza A”. As infecções podem ser muito perigosas, principalmente para idosos e crianças pequenas, sendo que as SRAGs são causadas por vírus como; Influenza (gripe), Coronavírus ou vírus sincicial e outros.
“Mesmo com a vacina disponível, a cobertura vacinal em Presidente Epitácio contra a Influenza está em torno de 41% do público-alvo, que são gestantes, crianças e idosos”, aponta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Sarah Gomes Cano. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde e FioCruz, casos e mortes por SRAG voltaram a subir este ano, com destaque para o vírus da gripe A (H1N1 e H3N2).
A vacinação é uma forma segura e eficaz de evitar casos graves, reduzir hospitalizações e salvar vidas. Para manter sua caderneta de vacinação atualizada, procure as salas municipais de vacinação: de Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, no Centro de Saúde de Presidente Epitácio: Rua São Paulo, 1-25 e no ESF do Campinal: Rua Takeo Nishigima 1-60, basta apresentar a carteirinha de vacina, CPF e cartão SUS.