A Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio foi representada na 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas, realizada pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), nos dias 27 e 28 de junho, no Memorial da América Latina, em São Paulo, (SP). O encontro teve o objetivo de aglutinar os eixos discutidos nas cidades numa proposta única para ser apresentada em Brasília-Distrito Federal onde serão discutidos e incorporados como Plano Nacional de Desenvolvimento das Cidades Brasileiras.
Em nome do prefeito, André Lima, o município foi representado pelo Diretor de Planejamento e Orçamento, Eduardo David Souza e Silva Shebuk e pelo engenheiro agrônomo, Roberto Gallego Filho. Na etapa paulista, houve a participação dos setores públicos, da sociedade organizada em entidades de classe e de movimentos sociais, que elegeram seus delegados para representar o povo paulista em Brasília, (DF), sendo cada eixo tendo um representante 01 (um) titular e 02 (dois) suplentes, de cada setor da sociedade constituída entre civil e pública.
Durante a 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas os temas discutidos tinham como base os seguintes eixos: Urbanismo e Habitação, Infraestrutura e Mobilidade, Meio ambiente Mudanças Climáticas, Cidades Inteligentes, Reativação de conselhos municipais setoriais, Economia Circular, Criativa e Solidária, entre outros.
Após as mesas redondas e exposições técnicas, os presentes foram convidados a integrar grupos temáticos de debates, o Diretor de Planejamento e Orçamento, Eduardo Shebuk participou das discussões sobre Infraestrutura e Mobilidade, que abordou questões de redes viárias, ferrovias, navegação fluvial, aerovia e rodovias, incluindo a qualidade dos serviços de transporte de passageiros, acessibilidade, renovação da frota pública, incentivo à mobilidade não motorizada.
O diretor também compôs o grupo de debates sobre Cidades Inteligentes onde foram apresentados projetos municipais como a infraestrutura tecnológica para iluminação pública com telemetria; integração sistêmica dos sistemas operacionais da prefeitura municipal; inovação Tecnológica no ambiente do Ensino Básico, Médio, Técnico e de Graduação Superior, além da inclusão digital para uso de tecnologia da Internet das Coisas e Inteligência Artificial.
Enquanto o engenheiro agrônomo, Roberto Gallego Filho, participou do grupo de debates sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, no qual expôs as ações desenvolvidas através da secretaria municipal de Economia, Planejamento e Meio Ambiente para mitigar os fatores que provocam mudanças comportamentais no ambiente. Os planos setoriais incluem Saneamento Básico, Arborização e Florestas Urbanas, Meio Ambiente, Turismo EcoRural, interfaceados ao Plano Diretor, entre outros temas.