As campanhas Junho Laranja (conscientização da leucemia e anemia) e Junho Vermelho (incentivo à doação de sangue) foram os temas abordados pela equipe da Secretaria de Saúde da Estância Turística de Presidente Epitácio em uma ação realizada com os funcionários da WTS (Water Treatment Systems), na segunda-feira, 30 de junho.
O bate-papo sobre o Junho Laranja foi conduzido pelo médico da regulação, Matheus Tostes, e enfatizou que a anemia é caracterizada pela diminuição da hemoglobina no sangue, causando a dificuldade no transporte de oxigênio pelo corpo. Foram apresentados os principais causadores da deficiência, sintomas e a importância de procurar um médico para o diagnóstico e tratamento.
Já a leucemia pode ser definida como um câncer que ocorre no sangue, causado pela produção descontrolada de glóbulos brancos pela medula óssea. Não é possível prevenir a doença, mas os sintomas podem ser confundidos com a anemia, por isso é fundamental procurar um médico aos primeiros sinais, como cansaço, perda de peso, sangramentos, manchas roxas, falta de ar ou tontura.
Enquanto o Junho Vermelho foi apresentado pela enfermeira e encarregada da Secretaria de Saúde, Cássia Barros, que abordou a importância da doação de sangue, pois contribui para o tratamento de diversas doenças e pode salvar vidas em casos de cirurgias, transplantes ou situações de urgência e emergência.
Os requisitos principais para tornar-se um doador de sangue são:
Estar em boas condições de saúde;
Idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis);
Pesar mais de 50 kg;
Ter dormido no mínimo 6 horas;
Não estar em jejum (estar alimentado, mas evitar alimentos gordurosos antes da doação);
Manter-se hidratado;
Não ter ingerido bebida alcoólica e nem fumado nas 12 horas anteriores à doação;
Respeitar o intervalo entre doações, sendo de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
Mensalmente, a convite da WTS, a Secretaria Municipal de Saúde realiza palestras de conscientização para os funcionários da empresa; o objetivo é ampliar a difusão de informações a respeito de doenças, a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados contínuos com a saúde.