O combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti representa a principal forma de eliminar o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, por isso, o Covepe (Controle de Vetores de Presidente Epitácio) reforça que a população possui papel fundamental no enfrentamento de focos, já que a medida fundamental é a manutenção da limpeza de quintais e terrenos, através da remoção e descarte adequado de inservíveis que possam acumular água da chuva.
No dia 05 de dezembro, o Covepe realizou a nebulização e bloqueio de aproximadamente 340 imóveis próximos ao centro, tendo como base a quadra 3 da Rua Florianópolis, nos arredores de um caso positivo de dengue. Foram registrados 65 imóveis fechados e 2 recusas, configurando 25% de pendências e 13 focos encontrados.
De acordo com Reinaldo Ferreira, coordenador do Covepe, o número de focos encontrados no município está crescendo de forma acentuada. “Estamos passando por altas temperaturas, atreladas a dia chuvosos, por isso a população deve redobrar os cuidados e eliminar os inservíveis dos imóveis, para prevenir o aumento de criadouros, bem como as formas adultas do mosquito”, diz.