O Covepe (Controle de Vetores de Presidente Epitácio) realizou bloqueio e aplicação de inseticida no entorno da quadra 12 da Avenida Presidente Vargas, local onde foi registrado um caso positivo de dengue. Ao todo, 334 imóveis serão atendidos pela ação que visa combater e diminuir o risco de transmissão de doenças como dengue, Zika e Chikungunya.
A aplicação de inseticida, também conhecida como controle químico, e o bloqueio químico, por meio de bomba costal, são ações efetuadas em áreas com casos confirmados de arboviroses e possui eficácia apenas na forma adulta do mosquito, portanto a prevenção por meio da remoção de criadouros é a melhor solução para impedir a postura de ovos e o desenvolvimento de larvas que irão evoluir para novos mosquitos.
De acordo com o Covepe, durante a rotina de busca ativa os agentes encontram inúmeros focos em imóveis, portanto, os moradores precisam ficar vigilantes na manutenção da limpeza dos quintais, já que passamos por muitos dias chuvosos e a vistoria deve ser intensificada após a chuva.