A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) realizou a entrega de 75 moradias do Conjunto Habitacional Jardim da Flores na Estância Turística de Presidente Epitácio na tarde desta terça-feira, (20), em uma cerimônia realizada no novo bairro com a presença das famílias contempladas. Para a viabilização do empreendimento foram investidos R$11,3 milhões, com o apoio da prefeitura que doou o terreno.
O Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de São Paulo, Marcelo Cardinale Branco, participou da cerimônia de entrega das chaves e ressaltou a importância do programa habitacional no estado. “Para o Governo do Estado de São Paulo sempre é um prazer muito grande fazer cada entrega, é uma honra muito grande estar presente em um momento transformador na vida das famílias”, destaca.
Entre os beneficiários está Onilso Francisco de Godoy, que irá dividir a moradia com a irmã, ele tem 19 anos e trabalha na Cooperativa de Reciclagem “Joia Ribeirinha” e revelou a ansiedade pelo momento de receber as chaves da casa própria. “Foi um sonho realizado, logo que liberaram as inscrições eu já corri pra fazer a minha. Nasci em Epitácio e sempre morei na cidade, estou contando os dias, as horas e os minutos para trazer minhas coisas e mudar definitivamente para minha casa”.
A prefeita de Presidente Epitácio, Cássia Regina Zaffani Furlan, participou da entrega das chaves e ressaltou a importância da conquista da casa própria. “Estou muito feliz em compartilhar este momento, hoje vocês estão vivenciando o sentimento de saber que esta chave é sua, da sua família, dos seus filhos. A partir do momento que vocês colocam os pés dentro da casa, ela deixa de ser apenas uma casa e passa a ser um lar, ou seja, o lugar onde nós temos as maiores alegrias”.
Aline Fernandes Bezerra, atua como manicure em Presidente Epitácio e também foi contemplada com uma moradia no Conjunto Habitacional Jardim das Flores, a localização do bairro é mais um motivo de alegria para os moradores, pois está localizado a 600 metros de uma unidade escolar de educação infantil e cerca de 10 minutos, a pé, da unidade básica de saúde. “Eu fico emocionada só de falar, é uma conquista muito importante pra mim e para meus filhos, tenho um de 12 e outro de 7 anos de idade, é uma benção, eu não tenho o que reclamar”, conta.
Cada moradia possui 43,92 m2 de área útil e conta com dois dormitórios, sala de estar, cozinha, banheiro e lavanderia. E também, são disponibilizadas com piso cerâmico, azulejo no banheiro, na cozinha e na área de serviço, laje, cobertura em estrutura metálica e sistema de energia solar fotovoltaica.
O financiamento dos imóveis segue a Política Habitacional do Estado de São Paulo, que prevê juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos, os valores das prestações podem comprometer, no máximo, 20% dos rendimentos mensais, sendo assim, o contrato sofrerá apenas a correção monetária, calculada pelo IPCA - índice oficial do IBGE.