A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo promove, entre os dias 5 e 9de agosto, a Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose com o intuito de mobilizar ações específicas de educação, informação e conscientização para reduzir os riscos de transmissão da doença, que envolve seres humanos, o meio ambiente e animais domésticos.
Com a orientação da Secretaria Municipal de Saúde, diversos setores irão atuar no âmbito da municipalidade em ações de conscientização dos munícipes para os cuidados e manuseio adequado em domicílios, os cuidados com os cães, sinais e sintomas da doença em casos de leishmaniose humana e canina. Na Estância Turística de Presidente Epitácio os trabalhos serão executados pelo Covepe (Controle de Vetores de Presidente Epitácio), CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e ESFs (Estratégia Saúde da Família) dos bairros.
Entre as ações previstas está a testagem gratuita de cães a partir dos 4 meses de idade, a atividade será conduzida pela equipe do CCZ, que conta com veterinários, e contará com alguns pontos para a coleta de sangue dos animais, sempre das 9h às 12h. Na segunda-feira, (05), no ESF Vila Tibiriçá; Terça-feira, (06), no ESF Vila Palmira, Quarta-feira, (07), no ESF Vila Maria; Quinta-feira, (08), no Jardim Real; e Sexta-feira, (09), no ESF Campinal. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato pelo telefone: 18 3281-0898.
Ações em Presidente Epitácio
Intensificação nos trabalhos dos ACVs (Agentes de Controle de Vetores);
Panfletagem em locais de grande circulação;
Cartazes;
Rodas de conversa em unidades de ESFs;
Orientação e panfletagem em escolas;
Continuidade no projeto “Caçambas Comunitárias” do Covepe;
Testagem em cães pelo CCZ, das 9h às 12: Na segunda-feira, (05), no ESF Vila Tibiriçá; Terça-feira, (06), no ESF Vila Palmira, Quarta-feira, (07), no ESF Vila Maria; Quinta-feira, (08), no Jardim Real; e Sexta-feira, (09), no ESF Campinal.