A Estância Turística de Presidente Epitácio recebe, entre os dias 17 e 27 de julho, a unidade móvel do Programa Mulheres de Peito do Governo Estadual de São Paulo, que visa oportunizar exames de mamografia para a população. Serão distribuídas senhas por demanda espontânea de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 12, no entanto há um limite de atendimentos por dia.
O Ministério da Saúde recomenda a realização do exame de mamografia a cada dois anos entre os 50 e 69 anos. Abaixo dos 40 anos, a mamografia pode ser indicada para mulheres com suspeita de síndromes hereditárias ou para complementar o diagnóstico, em caso de nódulos palpáveis e se o médico determinar esta necessidade, considerando riscos e benefícios dos exames de rastreamento.
Na secretaria de saúde do município existe uma fila de demanda reprimida, tanto de mamografia de rastreamento como diagnóstico. São pacientes que aguardam a realização destes exames nas referências. A guia do exame de mamografia desses pacientes será encaminhada à respectiva ESF, para que os Agentes Comunitários de Saúde entreguem na residência da paciente, a fim de que possam levar os seus pedidos nos dias das campanhas.
Serviço
Mulheres de 35 a 49 anos devem estar munidas de pedido médico SUS, cartão SUS e RG.
Mulheres de 50 a 69 anos, apenas RG e cartão SUS.
Mulheres acima de 70 anos, devem estar munidas de pedido médico SUS, cartão SUS e RG.
Local: Praça da criança