A primeira fase da 19º OBEMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) foi realizada nesta terça-feira, (4), e contou com a participação de mais de 18,5 milhões de alunos de todo o Brasil. Os estudantes da EMEJA Prof. Gerson Constante de Oliveira receberam o exame com 20 questões de múltipla escolha e dispuseram de 2 horas e 30 minutos para finalizar a prova.
Promovida desde 2005 pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a maior competição científica do país foi preparada este ano em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos), e Nível 3 (ensino Médio). A correção das provas será efetuada pelas escolas, seguindo os gabaritos elaborados pelo IMPA. A segunda fase é aplicada para os alunos melhor classificados em cada escola, dentro do seu nível.
A OBMEP premia separadamente alunos da rede pública e privada com medalhas e os alunos premiados com os melhores desempenhos são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. A competição é realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).