A Estância Turística de Presidente Epitácio recebe até sexta-feira, (07), a Unidade Móvel de Ciência e Tecnologia do Sesi-SP, além de visitas monitoradas e a introdução teórica em robótica, os estudantes da rede municipal de ensino tem a oportunidade e conhecer softwares de programação, manusear robôs humanoides e animatrônicos, e ainda são apresentados a conceitos básicos de programação de computadores.
O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes e contempla os estudantes das unidades municipais EMEF Professor Waldyr Romeo da Silveira (2º, 3°, 4º e 5º anos), EMEFEI Armênio Macário Ribeiro (2º, 3º, 4º e 5º anos), EMEFEI Mário Bonifácio (4º e 5º anos) e a Escola Estadual Adelino Chuba Guimaro (4° e 5º anos). “O objetivo é despertar nos alunos o interesse pela ciência e tecnologia integrados às diversas áreas do conhecimento, ampliando a formação educacional e expandindo as habilidades sociais e de aprendizagem na formação fundamental”, revela o secretário da pasta, Leonardo Menezes Trombeta.
As oficinas possibilitam uma interação prática com simuladores de circuitos eletrônicos, a atividade é desenvolvida pelas professoras da Unidade Móvel de Ciência e Tecnologia do Sesi-SP, Glaucia e Laís, que usam microbit para que os estudantes desenvolvam, através da programação, um crachá eletrônico. “Para aprender robótica o primeiro passo é saber ler, escrever e interpretar por meio da programação. Durante a oficina os alunos aprendem a usar comandos em uma plataforma gratuita que pode ser usada em casa por eles, para que continuem explorando o tema”, explica a professora Glaucia.
A unidade móvel do Sesi-SP está instalada na Praça da Criança, as visitas são exclusivas para os estudantes das unidades escolares autorizadas. O conteúdo está relacionado às diretrizes curriculares definidas para este ano na rede municipal de ensino e a proposta de aplicação de novas tecnologias na educação.