Cacos de vidro, espetos, seringas, pregos, entre outros materiais cortantes e perfurantes são os principais responsáveis por acidentes com coletores de lixo em Presidente Epitácio. Mesmo usando os equipamentos de proteção individual como luvas, calçado de segurança e uniforme os casos de cortes e perfurações são comuns.
Esta semana, durante a coleta de lixo domiciliar no bairro Vila Maria um coletor sofreu uma perfuração no dedo ao recolher uma sacaria, mas havia um anzol acondicionado de maneira inadequada. Mesmo calçando luvas, o objeto transpassou e o equipamento de proteção precisou ser cortado. O servidor foi encaminhado para o atendimento de emergência, onde passou por avaliação e tratamento médico.
Infelizmente, não se trata de um caso isolado, para que casos assim não voltem a acontecer a colaboração da população é fundamental. Todo material cortante ou perfurante deve ser descartado dentro de um recipiente rígido, como uma garrafa PET, por exemplo. Além da coleta de lixo comum, o município dispõe de coleta seletiva de material reciclado, portanto os munícipes devem ficar atentos aos dias que o serviço atende o bairro em que reside.
O descarte irresponsável de materiais cortantes ou perfurantes pode causar graves acidentes, a colaboração de todos é a melhor forma de proteger os servidores que atuam em benefício de todo o município.