26 OUT 2023
Presidente Epitácio lança marca e plataforma de turismo
A Prefeitura de Presidente Epitácio, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, lançou nesta quarta-feira, (25), a marca turística e a plataforma do Situr (Sistema de Inteligência Turistica), que reunirá pontos de visitação e entretenimento, além de informações sobre hospedagem, alimentação e outros estabelecimentos de interesse dos turistas.

A marca aposta em elementos da natureza para reforçar a identidade e fomentar o setor, ao criar a assinatura formada por três ícones: primeiro pelas ondas que referenciam o Rio Paraná, vital para a pesca, esportes náuticos e lazer; o segundo é o sol, elemento central e identitário da cidade eleita como detentora do título de pôr do sol mais bonito do país; e o terceiro é a flora, em alusão às riquezas naturais locais.

O evento de apresentação da marca foi aberto pelo Secretário Municipal de Turismo, Moisés Silva que destacou a iniciativa de prefeita Cássia Regina Zaffani Furlan ao buscar o Situr como mecanismo de valorização do turismo, pois o sistema irá ajudar na administração dos recursos e resoluções de questões voltadas ao atendimento turístico.

"Estamos há meses desenvolvendo este trabalho, graças ao empenho da Prefeita trouxemos esse sistema que será um marco, haverá uma Estância Turística de Presidente Epitácio antes e outra depois do Situr", frisou o secretário.

Foram apresentadas também as possibilidades de aplicações da marca em souvenirs para comercialização. "O Situr também possui uma carga social, afinal o artesanato é uma prática amplamente conhecida no município, e materiais como bonés, cangas, camisetas, chaveiros e outros itens foram confeccionados a partir de gabaritos disponibilizados pelo projeto, a fim de proporcionar um mecanismo gerador de renda para a população interessada", comentou Moisés.

O lançamento da marca turística e do Situr foi realizado no Anfiteatro João Brilhante e contou com a presença de empresários, políticos, servidores públicos e pessoas em geral, que poderão alimentar o sistema de inteligência e ampliar os serviços ofertados ao turista.

Dener Fonseca, responsável técnico pela implantação do sistema explicou que o turismo passa a disponibilizar um site que servirá como guia para os turistas e moradores, o endereço eletrônico reunirá calendário de eventos, dicas de passeio, hospedagem, alimentação, transporte, entre outros.

"O empresário que faz aluguel de barcos, por exemplo, ou uma trilha nova para ciclistas, qualquer pessoa com acesso ao perfil profissional poderá incluir no site o serviço e atualizar sempre que necessário, o sistema é uma plataforma que busca integrar toda a estrutura de Epitácio e aproximar a população do principal potencial do município, gerando confiança e engajamento", conta Dener.

O Situr é um sistema de inteligência usado por apenas cinco municípios do estado de São Paulo e tem por diferencial a possibilidade de ser administrado pelos próprios munícipes. "Demonstra como a cidade está a frente em termos de adoção de mecanismos para o desenvolvimento turístico, e o lançamento do novo site é apenas a primeira fase do projeto, em novembro, novidades serão implementadas para fomentar o turismo na cidade", revela o responsável pelo sistema.

Para acessar o site, que já está no ar, basta acessar vivapresidenteepitacio.sp.gov.br; empresários e investidores interessados em cadastrar serviços e produtos podem entrar em contato pelo Whatsapp 18 99641-4893, a plataforma não possui custos para os estabelecimentos e negócios cadastrados.
Fonte: Secretaria de Turismo e Cultura