20 ABR 2023
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Combate a escorpiões e alerta os  moradores sobre os cuidados para reduzir os riscos em casa.
Combate a escorpiões e alerta os moradores sobre os cuidados para reduzir os riscos em casa.

A Prefeitura, através da secretaria de saúde,  intensifica combate a escorpiões e alerta os  moradores sobre os cuidados para reduzir os riscos em casa.
Os casos de envenenamento por escorpiões cresceram  mais de 20% no comparativo dos anos de 2.021 e 2.022, em todo o estado de São Paulo e na região Oeste do Estado, onde Epitácio está localizada, não foi diferente.
Moradores de vários bairros tem relatado o aparecimento de escorpiões, o que tem elevado ainda mais a carga de trabalho dos agentes de combate a endemias que, ainda esta semana, capturaram vários escorpiões amarelos, inclusive nas proximidades da residência onde aconteceu o último ataque de escorpião no município e que vitimou uma criança.

Para tentar conter o aumento de casos, além da intensificação do trabalho COVEPE, por meio de campanha de comunicação a secretaria de saúde tem alertado os moradores sobre as maneiras de evitar a proliferação do escorpião e cujo principal cuidado é o mesmo que evita a dengue e a leishmaniose: limpeza.
De acordo com Tedesco, secretário de saúde, o mais importante é manter os imóveis limpos, evitando a todo custo o acúmulo de tijolos, telhas, restos de construção e madeiras nos quintais, habitat preferencial dos escorpiões. Por serem pequenos, de hábitos noturnos e que tem como principal alimentação os insetos, eles são muito comuns também em frestas de paredes, muros ‘mal rebocados’ e forros, geralmente locais úmidos e com pouca claridade e por essa razão também devem merecer a atenção dos moradores.
Ainda segundo Tedesco, em caso de picada, não importa se em criança ou adulto, a pessoa deve dirigir-se imediatamente à Santa Casa local que tem o conhecimento e insumos para atender ocorrências desse gênero.

Para combater a proliferação de animais peçonhentos, os agentes da Covepe periodicamente realizam operações de limpeza em bueiros e fiscalizações de terrenos abandonado em vários pontos da cidade, mas em caso de aparecimento de escorpiões a população pode solicitar atendimento desse órgão pelo número (18) 3281-1552, das 7hàs 11h00 e das 13 hs às 17 hs.

O Ministério da Saúde não recomenda a utilização de produtos químicos (pesticidas) para o controle de escorpiões. Estes produtos, além de não possuírem eficácia comprovada até o momento, podem fazer com que eles deixem seus esconderijos, aumentando a chance de acidentes.

Conheça os cuidados para ter em sua casa:
Em ambientes internos:
- Usar telas em ralos de chão, pias e tanques
- Vedar frestas nas paredes
- Colocar soleiras nas portas
- Afastar camas e berços das paredes
- Vistoriar roupas e calçados antes de usá-los
 Em ambientes externos:
- Manter todo o lixo da residência em sacos plásticos fechados para evitar baratas, que atraem escorpiões.
- Manter quintais e jardins livres de entulho, folhas secas e lixo.
- Em casas que possuem gramado, manter sempre aparado.
- Não colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos apodrecidos
- Usar luvas e botas de raspas de couro para realizar atividades de manuseio de entulhos, materiais de construção e nas atividades de jardinagem
Em áreas rurais:

Além de todas as medidas acima, é essencial preservar os principais inimigos naturais dos escorpiões, como lagartos, sapos e as aves de hábitos noturnos, como a coruja.

Fonte: COVEPE
Autor: Assessoria de imprensa e comunicação
Local: Presidente Epitácio