07 FEV 2023
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
COVEPE REALIZA AVALIAÇÃO DE DENSIDADE LÁRVÁRIA EM PRESIDENTE EPITÁCIO

COVEPE REALIZA AVALIAÇÃO DE DENSIDADE LÁRVÁRIA EM PRESIDENTE EPITÁCIO

A Prefeitura de Presidente Epitácio inicia nesta terça-feira (03 de janeiro) a nova ADL (Avaliação de Densidade Larvária), a primeira fase deste ano. O objetivo do trabalho é checar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti em diferentes regiões da cidade.

O levantamento, que é feito pela equipe do Controle de Vetores (COVEPE), também possibilita saber onde há maior predominância e o tipo de criadouro (recipiente que possa acumular água), mais comum em cada região.

A campanha ocorrerá seguindo metodologia preconizada pela SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias). Serão sorteadas em toda a zona urbana do município, aproximadamente 900 imóveis, sendo:

Área 1 – 600 imóveis: Centro, Monte Castelo, Jardim Tropical, Tibiriçá, Vila Maria, Renascer, Alto do Mirante l e ll, Jardim Real, Jardim Primavera, Estrada Helvécio e Jardim das Paineiras.

Área 2 - 300 imóveis: Vila Palmira, Centro, Pátio da FEPASA, Vila Martins, Village Lagoinha, Jardim Campo Grande, Cruzeiro do Sul, Vila Esperança, Novo Lar e Hossoume.

As áreas a serem trabalhadas são sorteadas por um sistema específico e norteiam a distribuição dos agentes para as vistorias nos imóveis. Em paralelo a ação em campo, vai ocorrendo a alimentação do sistema, para que os dados sejam analisados e então calculados o índice de nosso município.

Vale ressaltar que o índice tolerado está entre (0,0) zero e (1,0) ponto.
Para entender melhor, o Ministério da Saúde possui três classificações:

- até 1,0%: satisfatório;
- 1,1% a 3,9% é estado de alerta;
- acima de 4,0: alto risco para epidemia.

Com base nos dados obtidos nessa avaliação, serão definidas estratégias mais adequadas para prevenção e eliminação dos recipientes e consequentemente dos focos, bem como ações educativas que consigam sensibilizar a população quanto a real necessidade dos cuidados com seus quintais. Por exemplo, pode-se redirecionar e intensificar algumas medidas ou alterar as estratégias de controle do mosquito adotadas pelo município.

Fonte: Prefeitura Municipal Presidente Epitácio
Autor: Assessoria de Imprensa e Comunicação