02 DEZ 2022
Administração Realiza Limpeza de Inservíveis no Antigo Complexo Administrativo
Administração Realiza Limpeza de Inservíveis no Antigo Complexo Administrativo

A Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, deu início essa semana a coleta de materiais inservíveis do antigo complexo administrativo.

A ação vem complementar a rotina de combate ao mosquito Aedes aegypti que no verão costuma ser a época mais propícia para a proliferação do mosquito, responsável pela transmissão das doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. Isso porque a estação oferece chuva e umidade em abundância, o que facilita o desenvolvimento de novos criadouros.

O antigo complexo administrativo que foi desocupado em 2019, abrigava diversas secretarias que foram relocadas em outros prédios, deixando armazenado no local itens sem condições de uso que com o tempo sofreu alguns gestos de vandalismos, avariando ainda mais o que já estava fora de cogitação para ser aproveitado. Mesmo assim, uma equipe de servidores efetuou um mutirão para realizar triagem de todo o material, sendo encontrado pouquíssimos artefatos que poderiam ter possibilidade de utilização.

Importante ressaltar que itens como enfeites que foram utilizados pela Secretaria de Cultura, já haviam sido reciclados por mais de 15 anos, e que apesar de algumas peças demonstrarem que poderiam estar sem danos, apresentavam desgastes do tempo por terem sido usados em decorações externas, expostos as mudanças climáticas, mas que ao serem testados já estavam se decompondo.

Dessa maneira, houve uma preocupação em separar os itens recicláveis para que tivesse a destinação apropriada. As vezes se precipitar para jogar algo sem realizar a separação e o descarte correto do lixo pode ser imprudente, por isso que na administração pública existe um cronograma de ação para atuar de forma planejada no que é mais prioritário e assim contribuir de maneira sistematizada com o meio ambiente, ajudando na diminuição de impactos ambientais, além de colaborar com o trabalho das cooperativas de reciclagem.
Fonte: Prefeitura Municipal Presidente Epitácio
Autor: Assessoria de Imprensa e Comunicação