18 NOV 2022
Orientações "Black Friday 2022"
Orientações "Black Friday 2022"

No dia 25 de novembro deste ano, diversos estabelecimentos comerciais tentarão atrair os consumidores prometendo grandes descontos, é mais uma edição brasileira da "Black Friday". Assim, necessário observar algumas dicas para que o consumidor evite problemas e não seja enganado com falsas ofertas:

Antes de Comprar
  • Evite compras por impulso: avalie bem a necessidade de adquirir determinados produtos antes de comprar, para não comprometer o orçamento. Não caia na tentação de ser atraído por descontos que podem não ser tão vantajosos assim.
  • Pesquise: a internet oferece diversas ferramentas de pesquisa de preços, além da evolução dos valores em períodos anteriores. Compare o que foi pesquisado com os preços que serão praticados na 'Black Friday". Avalie se o preço anunciado, incluindo frete e juros, vale mesmo a pena.
  • O consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor, não deve clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens. É ele quem deve buscar o fornecedor por sua iniciativa, acessando as páginas oficiais.
  • Consulte a lista da Fundação Procon (www.procon.sp.gpv.br) de sites não recomendados e não caia em armadilhas.
  • Cheque a reputação da empresa nos cadastros de reclamações do Procon e nas redes sociais.

Pagamento
  • Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).
  • Ao fazer o pagamento de uma compra por meio do boleto bancário, o consumidor deve conferir todos os dados antes de finalizar o pagamento – como o nome da empresa, data, CNPJ etc. Ao pagar via Pix, o destinatário do pagamento também deve ser conferido atentamente.
  • Não utilize computador, tablet ou smartphone de terceiros para efetuar compras pela internet, proteja os seus dados.
  • Se for efetuar pagamento via boleto, fique atento: verifique se o endereço do site é iniciado com https:// (que é um indicativo de segurança da página. Além disso, mantenha programas de anti-vírus e firewall atualizados. Pois, se algum programa malicioso estiver instalado em seu computador, ele poderá gerar um boleto falso no momento de pagar a compra.
  • Se possível, escolha pagar à vista, assim você evita comprometer o seu orçamento para os próximos meses.

Prazo de Arrependimento
É direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor a devolução do item adquirido no prazo de sete dias da compra ou da entrega; nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.

Problemas com a Compra
O consumidor que após sua compra tiver problema com atraso, não entrega ou outras questões, deve entrar em contato com a empresa e registrar sua demanda. Caso não consiga uma solução, pode procurar o Procon-SP no atendimento online ou presencial. https://www.procon.sp.gov.br/espaco-consumidor/

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, deverá contatar o Procon para análise de sua documentação e possível abertura de procedimento administrativo.

Procon de Presidente Epitácio/SP
Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão