12 SET 2022
Campanha de Busca Ativa de Sintomático Respiratório

De forma a melhorar a busca, diagnóstico e tratamento de pessoas com Tuberculose, a partir da segunda-feira (12/09/2022 a 26/09/2022), a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando, a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório.

Esta campanha será realizada em todo o Estado de São Paulo, visando diagnosticar e prevenir precocemente a tuberculose, doença que muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada. Em alguns casos, os pacientes demoram a procurar um médico, agravando seu estado de saúde.

Durante os dias da Campanha, as Equipes de Saúde da Unidade Básica e Unidade Estratégia de Família irão intensificar as ações de busca, orientando e conscientizando a população sobre os sintomas da tuberculose, estimulando o interrogatório sobre tosse, a identificação dos Sintomáticos Respiratórios serão orientados para a  coleta de escarro e como esta deve ser feita e armazenada até o momento da entrega do material na sua unidade de saúde para a realização de baciloscopia.

Além da tosse persistente por mais de 2 semanas, outros sintomas da doença são: febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. Dentre estes sintomas, o mais frequente da Tuberculose Pulmonar no adulto é a tosse persistente.

A Tuberculose pode ocorrer em outras partes do nosso corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e membranas que envolvem o cérebro. A doença se pega quando o doente tosse, fala ou espirra espalhando no ar gotas pequenas, mas muito pequenas mesmo contendo o bacilo da Tuberculose

A melhor maneira de se prevenir a doença, é identificar rapidamente os pacientes com tuberculose para tratá-los logo, reduzindo a chance de contaminação do ar.

Há também medidas de proteção individual, como a vacinação com a vacina BCG e a prevenção com remédio, que se chama quimioprofilaxia. A vacina BCG é aplicada no primeiro mês de vida e é capaz de prevenir as formas mais graves da doença, nas crianças.

Toda a pessoa que apresente tosse por 2 ou mais semanas deverá procurar uma Unidade de Saúde, para ser avaliado e fazer o exame do escarro (baciloscopia). Este exame é muito importante porque permite descobrir aqueles doentes que eliminam os bacilos e que são, portanto, fonte de transmissão.

Os pacientes de tuberculose recebem os remédios gratuitamente pelo município. O tempo necessário para o tratamento da doença é, em geral, seis meses. Todo paciente com tuberculose pode ser curado, desde que siga corretamente as orientações do médico e dos demais profissionais de saúde responsáveis pelo acompanhamento.

NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO MESMO COM A MELHORA DOS SINTOMAS

O Tratamento deve ser continuado até ser dada a alta médica. E quando o paciente com tuberculose abandona por conta própria o tratamento, isto possibilita o surgimento de “bacilos de Koch” resistentes aos remédios que hoje usamos para tratar a doença, dificultando o tratamento e podendo levar à morte.

Fonte: Prefeitura Municipal
Autor: Divisão de Imprensa e Comunicação