Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Presidente Epitácio - SP
Acompanhe-nos:
Rede Social Instagram
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
SET
12
12 SET 2022
SAÚDE
Campanha de Busca Ativa de Sintomático Respiratório
enviar para um amigo
receba notícias

De forma a melhorar a busca, diagnóstico e tratamento de pessoas com Tuberculose, a partir da segunda-feira (12/09/2022 a 26/09/2022), a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando, a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório.

Esta campanha será realizada em todo o Estado de São Paulo, visando diagnosticar e prevenir precocemente a tuberculose, doença que muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada. Em alguns casos, os pacientes demoram a procurar um médico, agravando seu estado de saúde.

Durante os dias da Campanha, as Equipes de Saúde da Unidade Básica e Unidade Estratégia de Família irão intensificar as ações de busca, orientando e conscientizando a população sobre os sintomas da tuberculose, estimulando o interrogatório sobre tosse, a identificação dos Sintomáticos Respiratórios serão orientados para a  coleta de escarro e como esta deve ser feita e armazenada até o momento da entrega do material na sua unidade de saúde para a realização de baciloscopia.

Além da tosse persistente por mais de 2 semanas, outros sintomas da doença são: febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. Dentre estes sintomas, o mais frequente da Tuberculose Pulmonar no adulto é a tosse persistente.

A Tuberculose pode ocorrer em outras partes do nosso corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e membranas que envolvem o cérebro. A doença se pega quando o doente tosse, fala ou espirra espalhando no ar gotas pequenas, mas muito pequenas mesmo contendo o bacilo da Tuberculose

A melhor maneira de se prevenir a doença, é identificar rapidamente os pacientes com tuberculose para tratá-los logo, reduzindo a chance de contaminação do ar.

Há também medidas de proteção individual, como a vacinação com a vacina BCG e a prevenção com remédio, que se chama quimioprofilaxia. A vacina BCG é aplicada no primeiro mês de vida e é capaz de prevenir as formas mais graves da doença, nas crianças.

Toda a pessoa que apresente tosse por 2 ou mais semanas deverá procurar uma Unidade de Saúde, para ser avaliado e fazer o exame do escarro (baciloscopia). Este exame é muito importante porque permite descobrir aqueles doentes que eliminam os bacilos e que são, portanto, fonte de transmissão.

Os pacientes de tuberculose recebem os remédios gratuitamente pelo município. O tempo necessário para o tratamento da doença é, em geral, seis meses. Todo paciente com tuberculose pode ser curado, desde que siga corretamente as orientações do médico e dos demais profissionais de saúde responsáveis pelo acompanhamento.

NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO MESMO COM A MELHORA DOS SINTOMAS

O Tratamento deve ser continuado até ser dada a alta médica. E quando o paciente com tuberculose abandona por conta própria o tratamento, isto possibilita o surgimento de “bacilos de Koch” resistentes aos remédios que hoje usamos para tratar a doença, dificultando o tratamento e podendo levar à morte.

Fonte: Prefeitura Municipal
Autor: Divisão de Imprensa e Comunicação
Local: Presidente Epitácio
Seta
Versão do Sistema: 3.2.8 - 16/11/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia