10 JUN 2022
Pesquisa demonstra saldo positivo nos três últimos feriados em Presidente Epitácio

A Secretaria de Turismo e Cultura de Presidente Epitácio em parceria com a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, divulgou o resultado de pesquisas referente aos feriados de Carnaval, Páscoa e Tiradentes, onde demonstra o panorama da hotelaria local e o perfil do visitante no Parque Municipal O Figueiral.

O estudo foi efetivado através de abordagem in loco (Figueiral), ligações telefônicas e e-mail (Hotéis). O resultado comprova números superiores a 70% correspondente a taxa de ocupação nos hotéis e pousadas do município, número este considerado extremamente positivo, considerando que ainda estamos em um período pandêmico.

A cidade de Presidente Epitácio possui 579 empreendimentos que funcionam como hotéis e pousadas e um total de 1.900 leitos. A média de tarifa de hospedagem por casal é de R$ 221,47.

No feriado de Páscoa, entre os dias 15 e 17 de abril, a taxa de ocupação da rede hoteleira da cidade ficou em 72,37%. Já no feriado de Tiradentes, entre os dias 21 e 24 de abril, a taxa de ocupação ficou em 78,16%.

O levantamento foi realizado por meio de informações fornecidas pelo setor de hospedagem no período de 02 à 13 de maio.

A prefeita Cássia Furlan destaca que o município neste ano tem buscado retomar as atividades turísticas que estavam paralisadas em função da pandemia. “Preparamos um calendário com muitos eventos neste ano. Já tivemos a realização do carnaval com desfile das escolas de samba, a festa de aniversário da cidade com show da dupla João Bosco e Vinicius, e temos ainda neste mês de junho a retomada presencial do tradicional Fogueirão do Padroeiro. São atividades que atraem os turistas em nossa cidade e ajudam a aquecer a economia do município”, disse a prefeita.

Para o Secretário de Turismo e Cultura, Wantuyr Tartari, a tendência é de crescimento, visto que a cada dia as pessoas estão mais confiantes em voltar a viajar. “A nossa expectativa é de que a cada fim de semana, feriado ou período de férias, esses índices possam ser superados e que esta maior movimentação seja sinônimo de mais emprego e renda para o município”, finalizou o secretário.

Sobre o Observatório
O Observatório de Turismo Epitácio foi criado em fevereiro de 2021, como uma ferramenta de observação e orientação turística e têm por finalidade recolher dados sobre a atividade turística, tais como: informações e opiniões dos visitantes, atividades e produtos de maior demanda, monitoramento de fluxos turísticos e impacto econômico entre outros dados.