30 DEZ 2021
AGENDA CULTURAL
PARCERIAS
Ações realizadas pela Secretaria de Turismo e Cultura no ano de 2021
 Chegamos ao final de 2021, trabalhando para posicionar a Estância Turística de Presidente Epitácio para o futuro. Vivemos um momento inédito no país que luta para superar o caos causado pela pandemia da COVID-19, onde todos os setores foram afetados, principalmente o turismo que mesmo com as limitações impostas pelos acontecimentos, batalha por renovação e se prepara com esperança e confiança ser destaque no oeste paulista e quiçá no Estado de São Paulo e no Brasil.
 Foi preciso muito trabalho e empenho para que Presidente Epitácio continuasse avançando de forma ordenada e integrada com o orçamento municipal, incrementando as atividades turísticas e econômicas, pois entendemos que o turismo local é gerador de empregos e renda.
 Com um grande potencial ainda a ser explorado, o governo municipal está investindo em projetos que visam estruturar a atividade turística e preparar Presidente Epitácio para se tornar modelo de gestão em turismo.
 Os turistas que visitam a cidade ficam encantados com o que encontram aqui, além das belezas naturais, o município oferece boa estrutura da rede hoteleira com hotéis, pousadas e ranchos, gastronomia variada e um comércio pujante. Por tudo isso, ressaltamos a importância da atividade turística para o nosso município, se preparando cada vez mais e melhor para receber bem o visitante e estimular a sua volta.

Resumo das ações desenvolvidas pela Secretaria em 2021:

1. Elaboração e divulgação de Documentários:
- Sala Cultural – Ribeirinha Viva (Wilson Cruz).
- A Casa do Samba Recebe.
- Patrimônios Públicos (Biblioteca).
- A arte do ser mulher, na arte de ser mulher.

2. Reativação do COMTUR com eleição e posse da mesa diretora por meio da plataforma Google Meet

3. Implantação do Observatório de Turismo e publicação de seis relatórios técnicos para a sociedade.
- Percepção do turismo no município de Presidente Epitácio;
- Cadastur – empresas Turísticas;
- Panorama dos Meios de Hospedagem da Estância turística de Presidente Epitácio;
- Perfil dos ciclistas da Estância Turística de Presidente Epitácio;
- Perfil e satisfação dos participantes da 73ª procissão fluvial de nossa senhora dos navegantes;
- Pesquisa de demanda turística, perfil e ocupação hoteleira no feriado de 15 de novembro.

4. Implantação de dois tobogãs no Parque O Figueiral com recursos DADETUR.

5. Início da reestruturação da Casa do Artesão com realização de capacitação, palestras, ampliação de atendimento e regularização da ARTEPE

6. Execução de programação cultural (online) alusiva aos 72 anos de emancipação político-administrativa de Presidente Epitácio, contendo:
- Sarau Cultural (plataforma google meet).
- Projeto: Juntos e Misturados (Programação Cultural Infantil - online).
- Trajetória dos desfiles cívicos de 27 de março.

7. Parceria com editoras nacionalmente reconhecidas para aquisição de livros para a Biblioteca Municipal.

8. Gincana Cultural com os alunos da rede municipal de ensino. Uma ação integrada entre as Secretarias de Turismo e Cultura, Educação e Esportes e de Obras e Habitação.

9. Implantação do Muro da Gentileza na Praça da Criança com reprodução de desenho de aluna da Rede Municipal de Ensino ilustrado por artista plástica local.

10. Implantação do Muro da Gentileza na Praça da Criança com reprodução de desenho de aluna da Rede Municipal de Ensino ilustrado por artista plástica local.

11. Realização do Concurso literário “Nasce um escritor, realizado entre parceria da Secretaria de Turismo e Cultura com a Life Editora

12. Realização do Arraial do Padroeiro com feira do pequeno produtor, visando estimulo ao turismo rural.

13. Realização da 73ª Procissão Fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes.

14. Apoio na realização da Festa de Santo Estevão – Colônia Àrpad.

15. Implantação do Programa Capacita Turismo.
- Realização do Concurso que elegeu o Prato Típico de Presidente Epitácio em parceria com a ACIPE.

16. Realização de campanha para eleger o município de Presidente Epitácio em três categorias do Prêmio Top Destinos Turísticos (Náutico, Pesca e Religioso).

17. Realização do 29º Torneio de Pesca amadora, esportiva ao tucunaré.

18. Divulgação dos atrativos de Presidente Epitácio na ExpoDubai e no Festival de Turismo de Gramado.

19. Realização do evento “Setembro das Artes”.

20. Secretaria de Turismo e Cultura incentiva participação de artista local em exposição artística de renome nacional

21. Inauguração do Mirante do Parque da Orla

22. Iluminação Natalina e Casa do Papai Noel.