10 NOV 2021
COVEPE realiza ação de densidade larvária (ADL)
Na segunda quinzena do mês de outubro, o Controle de Vetores de Presidente Epitácio- COVEPE realizou levantamento dos índices de infestação e de criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Foram sorteados nas duas áreas do município alguns imóveis, e vistoriados aproximadamente 880 do total de sorteados, ação essa que ocorre paralelamente com as demais ações de rotina do setor.

Esse levantamento “ADL” é uma atividade preconizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SUCEN) e serve de diretriz para se traçar estratégias em diferentes setores, em diferentes fases do ano, levantando situações de risco. Com isso, as ações serão especificamente direcionadas ao foco do problema levando em consideração as especificidades dos locais.

No que diz respeito ao resultado da atividade, foram encontrados focos do Aedes Aegypti, gerando um índice de 1.59 pontos, considerado um valor que coloca o município em situação de alerta. ‘ O índice tolerável está entre zero e um ponto segundo o que preconiza a Secretária de Estado da Saúde (SUCEN).

O COVEPE alerta ainda que o aumento de dias chuvosos e altas temperaturas provoca um aumento considerável do número de focos e água parada em todos aqueles locais cujo saneamento se encontra de forma inadequada e com acúmulo de recipientes que possam estar colaborando para a proliferação do mosquito, bem como dos casos de dengue, Zika e Chicungunya.

Para tanto o setor solicita que a população se sensibilize e faça a retirada de tudo aquilo que possa estar acumulando água no quintal, evitando assim o aumento dos casos. Lembra-se ainda que, essas arboviroses são doenças totalmente evitáveis e que o cuidado humano, cidadãos que possam ser multiplicadores das boas condutas, seriam de extrema importância na prevenção e controle das doenças que podem ser causadas pela picada do Aedes Aegypti contaminado.

Somente com todas as forças reunidas conseguiremos que nosso município se coloque em situação mais favorável com relação a dengue e demais arboviroses.

APROVEITE A INFORMAÇÃO E CORRA PARA REALIZAR A SUA AÇÃO!

Fonte: AIPME