19 OUT 2021
COVEPE realiza nebulização contra Leishmaniose Visceral humana
A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o COVEPE (controle de vetores de Presidente Epitácio), deu inicio a aplicação de inseticida (Afacipermetrina) recebido da Secretaria de Saúde Estadual (SUCEN) no segundo caso de leishmaniose visceral humana, para o controle de mosquito flebotomíneo conhecido popularmente como mosquito palha, sendo a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis.

Para que esse tipo de transmissão seja evitado a Secretaria de Saúde e o COVEPE orientam que os munícipes mantenham suas casas e principalmente seus quintais com a limpeza sempre em dia, recolham restos de folhas e frutos apodrecidos, não deixem seus animais soltos nas ruas e cuidem da saúde de seus animais de estimação. Faça também o uso de repelente no corpo conforme orientação médica. A criação de galinhas no quintal é o principal foco de proliferação do mosquito palha portanto não crie animais não domesticáveis em seu quintal.

A equipe do COVEPE é composta por dois preparadores (agentes para orientar e preparar os domicílios, juntamente com os moradores para aplicação do inseticida no outro dia) e três agentes que aplicam o inseticida (borrifadores).

Cuide da sua casa, seja consciente. Cuidando da sua casa você protege a você, sua família e animais e seus vizinhos.

Fonte: AIPME
Autor: Heloara Rodrigues