01 SET 2021
Conhecendo a Horta Terapêutica do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial)
O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) - Saúde Mental de Presidente Epitácio incluiu em suas atividades uma nova ferramenta que contribui no auxílio dos paciente, a horta terapêutica. O projeto, que foi iniciado no período pré pandemia, está sendo retomado gradativamente, para a readaptação  e socialização dos pacientes, respeitando as restrições sanitárias exigidas no momento.
O objetivo da horta é desenvolver atividades manuais relacionadas ao cultivo de plantas e utilizar como ação complementar no tratamento e melhoria da qualidade de vida dos pacientes com problemas relacionados á saúde mental, favorecendo na convivência, sociabilidade e elaboração de processos internos.

Pra quem convive com os pacientes, o efeito benéfico da horta terapêutica é notório. Foram notadas melhoras na qualidade do sono dos pacientes, relaxamento e tranquilidade durante o dia. Além disso, é interessante ressaltar que para os pacientes é importante ver o resultado positivo de seu esforço e trabalho, do cuidado diário com as hortaliças, a recompensa é uma horta farta e cheia de vida - o que estimula os envolvidos.

O CAPS promove a inserção social das pessoas com transtornos de saúde mental, incluindo a entrada dessas pessoas na rede de saúde mental e dando suporte à rede básica. No CAPS são oferecidos também, além das atividades, atendimentos psicológicos.

Precisa do CAPS? Ele está localizado na Rua Manaus, 5-50, junto ao complexo de saúde.
Fonte: CAPS
Autor: Heloara Rodrigues