14 JUN 2021
Assistência Social realiza campanha em alusão ao dia contra o trabalho infantil
A Secretaria de Assistência Social através do núcleo de assistência do bairro Jardim Real e do CREAS, promove uma ação para o dia 12 de junho, idealizada pela assistente social Fabiana Guimaro, pela psicóloga Suelen Barbosa e o orientador jurídico do CREAS Silvio Cesar Talavera. Este dia é considerado o dia nacional e internacional de combate ao trabalho infantil onde em todo o país são desenvolvidas ações para a erradicação do trabalho de crianças e adolescentes.

O trabalho infantil se caracteriza como forma de trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitida pela legislação. Dada à importância do tema e levando-se em consideração as dificuldades que o município enfrenta em relação ao assunto, objetivou-se realizar a Campanha Contra o Trabalho Infantil juntamente com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, a fim sensibilizar, informar, conscientizar e contribuir para o combate a essa violação de direitos do público infanto-juvenil. Atualmente, persiste o entendimento equivocado sobre o trabalho antes dos 16 anos de idade, uma vez que, culturalmente, os brasileiros associam o trabalho à prevenção da criminalidade e uso de drogas ilícitas, além da necessidade do trabalho para as famílias que vivem em situação de risco ou vulnerabilidade social para a manutenção das despesas essenciais, como a alimentação. É importante frisar que o trabalho infantil, seja ele com atividades ilícitas, serviços domésticos, exploração sexual, trabalho em indústrias, plantações ou diretamente nas ruas, favorece para a reprodução do ciclo da pobreza intergeracional das famílias, bem como traz às crianças e adolescentes uma série de prejuízos ao seu desenvolvimento físico, psicológico, social e moral.

A ação que tem o objetivo de informar à população sobre a necessidade de erradicação do trabalho infantil será composta por vídeos que serão publicados nas mídias sociais dos órgãos de Assistência Social e também da Prefeitura Municipal do dia 12/06 ao dia 17/01.
Conscientizar a população sobre as consequências do trabalho infantil para o desenvolvimento físico, psicológico, social e moral, bem como explicar o que a legislação brasileira prevê quanto à idade permitida para trabalho, é um meio de combater essa pratica e para isso a assistência também conta com a ajuda da população para compartilhar e disseminar essa ação.

Vamos manter a população informada, vamos levar até as crianças e adolescentes o conhecimento dos seus direitos.

Fonte: Secretaria de Assistência Social