18 MAI 2021
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Órgãos da cidade promovem ações no Dia do Combate á Violência Sexual Contra as Crianças e Adolescentes

Todo ano, no mês de maio, a atenção fica voltada às campanhas de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O CREAS, órgão que atende vítimas de violência, realiza diversas atividade voltadas ao tema.
Este ano, em parceria com a Secretaria de Educação do município, as atividades serão voltadas às crianças do ensino municipal.
Atividades diversas foram desenvolvidas com a ajuda da coordenação e professores das escolas, como envio de vídeos, aplicação de atividades e teatros on-line.

Segundo a coordenadora do CREAS, “com a pandemia, as campanhas por meio de palestras, teatros nas escolas e atividades que causem aglomeração não puderam ser realizadas, portanto, pensando em uma maneira da informação chegar até às crianças, firmamos parceria com a Educação em 2020 e repetimos em 2021. Contudo, apesar da iniciativa partir do CREAS, os créditos da ação devem ser dados aos profissionais da educação que se empenharam em concretizar o projeto!”.

Além disso, o CREAS divulga informação por meio de suas redes sociais: “as redes sociais têm sido uma ferramenta de apoio ao nosso serviço durante a pandemia. Conseguimos alcançar bastante gente com vídeos e posts informativos”.
Porém, as ações não param por aí, no dia 24 de maio, a equipe foi convidada a participar de um dos encontros on-line realizado pelo CIEE e debaterá o assunto com os adolescentes participantes. “Muitas vezes, passamos por uma situação de violência sexual e não percebemos. Isso porque ainda não é um assunto tão discutido entre crianças e adolescentes. Há o receio de se falar sobre violência sexual”, informou a coordenadora, mostrando a necessidade e se colocando à disposição dos demais órgãos para realizar momentos como esse.

Para finalizar a ação, no dia 18 de maio, a Secretaria de Turismo e Cultura, antiga estação ferroviária, será iluminada com as cores da campanha, com o intuito de chamar a atenção para data e sensibilizar a sociedade para a causa.

O Conselho Tutelar também promoveu ações pela cidade em prol da conscientização do dia 18 de Maio. Em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura, o Conselho "plantou", na principal Avenida do munícipio, as flores que são símbolo da campanha, fazendo referência a luta travada nessa data. Além disso, o Conselho também produziu um vídeo de conscientização, em parceria com algumas instituições.

O movimento do CREAS, Conselho Tutelar e Secretarias é de extrema importância pois promove de forma dinâmica e atual a conscientização, informação e, logo, a prevenção da violência sexual contra as crianças a adolescentes.