30 ABR 2021
SAÚDE
Dia da entrega das próteses dentárias concedidas através do programa Brasil Sorridente
Dentista Thalles Araújo

Nessa semana foram realizadas, através do programa Brasil Sorridente, a entrega de próteses dentárias aos pacientes encaminhados e cadastrados no programa.

O programa do Ministério da Saúde, Brasil Sorridente, existe desde 2014 e se constitui a partir de uma série de medidas que têm como objetivo garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, entendendo que esta é fundamental para a saúde geral e qualidade de vida da população.
O objetivo é ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito. Significa dizer que em quase 90% do Brasil, das cidades brasileiras, existe pelo menos um dentista e um auxiliar de saúde bucal cadastrados no programa e o munícipio de Presidente Epitácio, participante do programa, fornece aos munícipes a reabilitação dentária total e parcial dentro dos recursos fornecidos pelo Governo Federal.

Para se beneficiar do programa o munícipe apenas necessita do encaminhamento odontológico realizado pelo dentista do Posto de Saúde do munícipio, solicitando a reabilitação dentária. Os protocolos de reabilitação são iniciados em todo começo de mês e, os mesmos, tem sua finalização, ou seja, a entrega das próteses já prontas, dentro do período de um mês (ao final de todo mês). Nesse mês de Maio foram entregues 31 próteses através do programa.

Os atendimentos do Brasil Sorridente são realizados no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, localizado na rua Máceio, nº 2-32.

Noeli Patara, Coordenadora de Saúde Bucal de Presidente Epitácio, com a participação do dentista Thalles Araújo e da auxiliar Layla Kondo, ressaltam a importância de "trazer o sorriso das pessoas de volta".

Fonte: Noeli Sanches
Autor: Heloara Rodrigues