20 ABR 2021
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
100 dias de gestão da Secretaria de Agricultura
Pátio de milho no Agrosantana

Dando continuidade aos 100 dias de Gestão Municipal, agora serão apresentadas as realizações e projetos iniciados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Relações Agrárias.

• Serviços realizados com recursos do CDRS

A Secretária de Agricultura e Abastecimento  do município é parceira tradicional da SAA/CDRS (Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável), com convênio firmado foram realizados melhorias em estradas rurais sem contrapartida do município, com máquinas da frota municipal para execução da obra, o município também é beneficiário do programa PAA (programa de aquisições de alimentos) onde a Secretaria adquire produtos da agricultura familiar direto do produtor e doa aos munícipes.

• Serviços com horas máquinas recolhidas pelo Produtor Rural

Gradagem realizado ate o momento foram 83 horas; Aração foram 18 horas até o momento; Nivelamento, roçagem e distribuição de calcário somando assim 54 horas;

• Serviços realizados aos pequenos produtores  rurais nos Assentamentos e agrovilas do município

​O caminhão Basculante que também compõe a patrulha agrícola realizou em parceira com a Secretaria de Obras, trabalhos na área rural quanto urbana na prestação de serviços ao produtor rural e a população.

Entre eles: Limpeza de ruas, retirada de galhadas, mutirões, transporte de material argiloso, adubos orgânicos e vegetais, transporte de equipamentos, etc.

A Moto niveladora está junto com a Secretaria de Obras prestando serviços na área urbana quanto na rural, desde o início do ano está recuperando estradas rurais em caráter emergencial desde o Campinal até o Assentamento São Paulo, que ficaram sem manutenção por um longo período.
O mesmo acontece com a roçadeira, que estava com a secretaria de obras também retornou para Secretaria de Agricultura e  está a disposição dos produtores rurais.

• Atendimento UMC/INCRA/SNCR

Foram analisados até o presente momento 200 processos, todos  digitados. Atendimentos a aproximadamente 70 produtores rurais de Assentamentos.
Atendimento Presencial foram 120 e varias consultas via telefone em virtude desta UMC ser regional.

• Relatório de Atividades Veterinárias

As atividades desenvolvidas na área veterinária através da Secretaria de Agricultura baseiam se no Serviço de Inspeção Municipal – S.I.M, assistência a pequenos produtores e na campanha de vacinação contra Brucelose. No momento, nosso município já conta com 25 produtores cadastrados no S.I.M.
Os produtores cadastrados no S.I.M. são submetidos á vistorias periódicas a fim de manter a qualidade dos produtos. O S.I.M. também conta com um Técnico em Agropecuária para fiscalização e liberação na área de produtos vegetais.

Fonte: Secretaria de Agricultura