13 ABR 2021
TURISMO
100 dias de gestão municipal, ações realizadas pela Secretaria de Turismo e Cultura
Em comemoração aos 100 dias de Governo da Prefeita Cássia Furlan e toda a equipe de Secretários, realizaremos um 360 por todas as Secretárias onde serão listados todos os seus feitos nesses três primeiros meses de mandato.

Ontem (12), chegamos ao 100º dia de gestão municipal. Para ilustrar um pouco o que foi e o que está sendo realizado nesse primeiro trimestre de gestão, iremos fazer um tour por todas as secretárias da Estância Turística de Presidente Epitácio, relatando todos os feitos até agora. Começaremos com a Secretária de Turismo e Cultura, administrada pelo Secretario Wantuyr Tartari, uma das mais atingidas pela pandemia mas, que ainda assim, não deixou a desejar na realização de trabalhos nesses primeiro 100 dias de gestão.

Chegamos aos 100 primeiros dias de gestão, trabalhando para posicionar a Estância Turística de Presidente Epitácio para o futuro. Vivemos um momento inédito no país que luta para superar o caos causado pela pandemia da COVID-19, onde todos os setores foram afetados, principalmente o turismo que mesmo com as limitações impostas pelos acontecimentos, batalha por renovação e se prepara com esperança e confiança no futuro e na retomada do segmento.
 Presidente Epitácio é um município rico com inúmeras potencialidades onde a sociedade está ávida para que a rotina volte ao normal, e para tal desafio a atual gestão conta com uma equipe motivada, comprometida e preparada para assumir grandes responsabilidades, focada em atender aos compromissos que foram firmados junto à comunidade e previstos no Programa de Governo, construído e debatido com todos os setores organizados da cidade. Desta maneira, apresentamos à sociedade epitaciana, como um marco destes 100 primeiros dias de Gestão, uma coletânea das ações empreendidas e dos resultados do nosso trabalho diário, sempre buscando alternativas para que as ações não parassem com as medidas restritivas de contenção da pandemia.
 Vale salientar que as atividades da Secretaria de Turismo e Cultura avançam de forma ordenada e integrada com o orçamento municipal, incrementando as atividades turísticas a econômica, pois sabemos que o turismo local é gerador de empregos e renda.
 Com um grande potencial ainda a ser explorado, o governo municipal está investindo em projetos que visam estruturar a atividade turística e preparar Presidente Epitácio para se tornar modelo de gestão em turismo. Os turistas que visitam a cidade ficam encantados com o que encontram aqui, além das belezas naturais, o município oferece boa estrutura da rede hoteleira com hotéis e pousadas, gastronomia variada e um comércio pujante. Por tudo isso, ressaltamos a importância da atividade turística para o nosso município, se preparando cada vez mais e melhor para recebermos bem o visitante e estimular a sua volta.

Ações realizadas pela Secretaria:

1. Elaboração e divulgação de Documentários (facebook):  Sala Cultural – Ribeirinha Viva (Wilson Cruz) - A Casa do Samba Recebe. - Patrimônios Públicos (Biblioteca) - A arte do ser mulher, na arte de ser mulher.

Relação com a proposta de governo:  Valorizar e aprimorar a agenda de eventos próprios que constituem o calendário de trabalho da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura

2. Reativação do COMTUR com eleição e posse da mesa diretora, através da Plataforma google meet. (clique aqui para ver)

Relação com a proposta de governo: Fortalecer a parceria com o COMTUR e garantir a aplicação dos recursos DADE diretamente no turismo.

3. Implantação do Observatório de Turismo e lançamento do primeiro relatório técnico para a sociedade. (clique aqui para ver)

Relação com a proposta de governo: Buscar melhorar a estrutura e composição da secretaria, assim como dar continuidade a manutenção e revitalização das áreas turísticas.

4. Implantação de dois tobogãs no Parque O Figueiral com recursos DADETUR.

5. Início da reestruturação da Casa do Artesão com realização de capacitação e palestra para os artesãos. (clique aqui para ver)

Relação com a proposta de governo: Revitalizar a Casa do Artesão, ampliando e fortalecendo seu funcionamento.

6. Execução de programação cultural (online) alusiva aos 72 anos de emancipação políticoadministrativa de Presidente Epitácio, contendo: - Sarau Cultural (plataforma google meet). - Projeto: Juntos e Misturados (Programação Cultural Infantil - online). - Trajetória dos desfiles cívicos de 27 de março. (clique aqui para ver)

Relação com a proposta de governo: Valorizar e aprimorar a Agenda de eventos próprios que constituem o calendário de trabalho da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

7. Parceria com editoras nacionalmente reconhecidas para aquisição de 93 novos exemplares para a Biblioteca Municipal. (clique aqui para ver)

Relação com a proposta de governo: Incentivar e apoiar diversas formas de cultura, como por exemplo, escrita, pintura e teatro.

8. Gincana Cultural com os alunos da rede municipal de ensino (clique aqui para ver). Uma ação integrada entre as Secretarias de Turismo e Cultura, Educação e Esportes e de Obras e Habitação.

9. Implantação do Muro da Gentileza (clique aqui para ver) na Praça da Criança com reprodução de desenho de aluna da Rede Municipal de Ensino ilustrado por artista plástica local.

Relação com a proposta de governo: Incentivar e apoiar diversas formas de cultura, como, por exemplo, escrita, pintura, teatro.

10. Restauração da Estação Ferroviária com recurso DADETUR - Nova sede da Secretaria de Turismo e Cultura.

Fonte: Secretaria de Turismo e Cultura da Estância Turistica de Presidente Epitácio
Autor: Heloara Rodrigues