17 MAR 2021
Kit Merenda

Tendo em vista a piora do quadro epidemiológico, que resultou na suspensão das aulas presenciais na rede municipal de ensino, a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Presidente Epitácio através da Secretária de Educação e Esportes, informa o retorno do Kit Merenda, que em 2020 já tiveram mais de 20 mil kits entregues.

Para receber o kit, basta o pai/responsável do aluno matriculado na rede municipal de ensino preencher o cadastro e comparecer no dia de retirada. As unidades escolares, desde segunda-feira, dia 15 de março, tem informado os alunos sobre o retorno do kit e a necessidade de se cadastrar.

O “kit alimentação escolar” é composto através da aquisição de itens com a verba
do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que oferece alimentação escolar a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.

Considerando a deliberação CAE que “Dispõe sobre a distribuição de “kit alimentação escolar” para os pais ou responsáveis dos alunos matriculados nas escolas da rede pública municipal de ensino de Presidente Epitácio, em substituição ao fornecimento da merenda escolar, devido ao surto global do Coronavírus, fica autorizado à Secretaria Municipal de Educação fracionar os gêneros alimentícios, garantindo-se uma distribuição universal entre os beneficiários, observando-se, nesse caso, as normas de vigilância sanitária.”

A Secretaria de Educação esclarece que os kits são compostos de itens secos e itens da Agricultura
Familiar.

Nesses kits contém alimentos tais como:
Atum, sardinha, Bolachas doces e salgadas, Biscoito goiabinha, Bolinho, Farinha de mandioca, Fubá, Leite em pó, Macarrão, Ervilha, Milho, Óleo, arroz, feijão, leite integral, amido, açúcar, flocos de batata, vinagre groselha, chocolate em pó, feijão preto, seleta, tempero completo, chá mate, barras de cereal, suquinho, todinho, orégano, creme de leite, leite condensado, fermento para bolo, coco ralado, margarina, milho para pipoca, caldo de carne/galinha, sal, colorau, suco de 1 litro, bebida láctea de 1 litro, canjica, leite de coco, farinha láctea, mucilon, gelatina, sagu, charque, goiabada, carne moída, carne em cubos, coxa e sobrecoxa e mais produtos recolhidos das escolas estaduais e municipais e também os que encontravam em estoque no departamento de merenda.
Abacaxi, abobora, acelga, alface, banana nanica, banana prata, batata doce, beterraba, biscoito de amido, cenoura, cheiro verde, couve, chuchu, feijão verde, goiaba, iogurte, laranja, limão, mamão, mandioca, maracujá, melancia, melão, milho verde, pimentão, repolho, tomate, suco de frutas natural e polpa de frutas, água de coco, couve flor, brócolis.

Observação: os itens informados não representam a composição de “um kit”, mas os itens que já foram utilizados nas composições dos kits.

Você pode conferir mais informações acessando também o site do FNDE:

Em caso de dúvida ou havendo a necessidade de mais esclarecimentos, basta buscar sua unidade escolar.