12 MAR 2021
Educação Conectada, o Programa que trouxe internet de alta velocidade para as escolas publicas de Presidente Epitácio.

O objetivo do Programa de Inovação Educação Conectada, desenvolvido pelo Ministério da Educação e parceiros, é apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica.

Nesse sentido, o Programa fomenta ações como auxiliar que o ambiente escolar esteja preparado para receber a conexão de internet, destinar aos professores a possibilidade de conhecerem novos conteúdos educacionais e proporcionar aos alunos o contato com as novas tecnologias educacionais.

Sua implementação passou por três fases: (1) indução (2017 a 2018) para construção e implantação do Programa com metas estabelecidas para alcançar o atendimento de 44,6% dos alunos da educação básica; (2) expansão (2019 a 2021) com a ampliação da meta para 85% dos alunos da educação básica e início da avaliação dos resultados; e (3) sustentabilidade (2022 a 2024) com o alcance de 100% dos alunos da educação básica, transformando o Programa em Política Pública de Inovação e Educação Conectada.

No município de Presidente Epitácio os recursos destinados para a implementação do Programa Educação Conectada já estão nas contas das escolas e o Programa já começou a ser implementado. Até agora já foram contratados os serviços de internet para as escolas e as melhorias de equipamentos, como por exemplo, a melhoria no recebimento de sinal de internet nas escolas, em busca de promover uma melhora de acessos as aulas online durante a situação de pandemia.

A aplicação do programa já está sendo finalizada para as crianças que estão cursando o Ensino Fundamental da rede publica e o próximo passo é a implementação para as crianças que estão cursando a Educação Infantil (creches e pré-escolas).