08 MAR 2021
Atividades online marcam 72º aniversário de Presidente Epitácio

Pelo segundo ano consecutivo o tradicional desfile de 27 de março em comemoração ao aniversário da cidade será cancelado devido à pandemia da Covid-19, mas a data não passará em branco, a Secretaria de Turismo e Cultura em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes e Secretaria Obras, Habitação e Infraestrutura, irão realizar uma comemoração virtual  com um calendário diversificado, que contempla desde resgate histórico através de documentários e entrevistas, exposições fotográficas, atividades culturais na biblioteca, projeto movimento com danças, sarau literário e musical, além de gincanas e concursos de mascaras e redação tendo como temática os atrativos turísticos da cidade.
As ações desenvolvidas com a Secretaria de Educação visa fortalecer as relações das crianças com suas famílias neste momento de enfrentamento aos efeitos do isolamento social, motivar os estudantes, de forma lúdica para a adoção de cuidados individuais e coletivos, dentre os quais, o uso da máscara facial, a fim de evitar o contágio da COVID-19 e construir e praticar a solidariedade.

De acordo com o secretário de Turismo e Cultura, Wantuyr Tartari, o resgate da história e o envolvimento dos alunos na produção de atitudes solidárias é um marco simbólico, que representa como o município quer caminhar pelos próximos anos: valorizando o cidadão e colocando-o sempre em papel de destaque.
Já os registros dos documentários, contém desde imagens do acervo de eventos anteriores, até entrevistas atuais gravadas de forma remota.
A programação em formato online é uma maneira de estimular a participação de toda a comunidade mantendo o isolamento social e resgatando memórias afetivas entre os munícipes.
Todos estão convidados para usufruir desse resgate histórico e comemorarmos juntos o aniversário de nossa querida Joia Ribeirinha.

Confira a programação abaixo:

Semana de documentários
08/03/2021 - 100 Anos de Fundação de Presidente Epitácio 2007 (Documentário Produzido pela TV Fronteira 2007)
09/03/2021 – Arpad ( `Vágyop´) Oficinas Culturais Regional Timochenco Wehbi – Maio de 2008 Curta Documentário
10/03/2021 – Rio Acima - Realização  da Secretária do Estado da Cultura – Produção de Oficinas Culturais – (2010)
11/03/2021 – O rio da minha terra ( Vicentini Gomez ) Oficina Cultural, Regional Timechenco Wehbi ( 2001) Oficina vídeo o que?

12/03/2021 – Cooperativa vozes do Trabalho (Documentário produzido pelo Programa Pontos MIS pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, lançado em 2019. O filme estará disponível com um link para exibição na plataforma do VIMEO, das 11h do dia 12/03/2021 até as 22h do dia 14/03/2021.  Link para exibição:  https://vimeo.com/showcase/8200910     Senha: visibilidade

15/03/2021 -  Juntos e Misturados
16/03/2021 – Sarau Cultural, poético, literário, música e outros ( Manifestações Culturais )
17/03/2021 – Biblioteca...   “Biblioteca é uma casa literária”
18/03/2021 – Exposição Fotográfica  da Estação Ferroviária de Presidente Epitácio
19/03/2021 – Sala Cultural (ribeirinha viva ) – Wilson Cruz

Programação infantil
22/03/2021 -  Juntos e Misturados
23/03/2021 – Biblioteca Hora da História
24/03/2021 – Sarau Cultural, poético, literário, música e outros ( Manifestações Culturais)
25/03/2021 – Projeto Movimento (15 anos de existência)    LIVE
26/03/2021 – Exposição Fotográfica Desfile Cívico

De acordo com a Secretaria de Turismo e Cultura, os moradores poderão acompanhar a programação e interagir através das redes sociais da prefeitura a partir desta segunda-feira (15).