23 FEV 2021
CETESB visita Aterro Sanitário III com a presença da Prefeita e Técnicos da Prefeitura

Em visita programada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente – SIMA, do Governo do Estado de São Paulo, a CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, órgão ligado a SIMA, esteve visitando e avaliando a operação dos Aterros existentes na Estância Turística de Presidente Epitácio, sendo o Controlado - local de armazenamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil conhecido como Aterro I e o Sanitário - Resíduos Sólidos de origem residencial, conhecido como Aterro III.

No Aterro III o técnico da CETESB contou com a presença da prefeita Cássia Regina e de seus técnicos, secretário de administração, Bruno Cesar, secretário de obras, Hevair Luiz, diretor de engenharia, Felipe Dominice e o assessor de secretaria e economista, Eduardo Schebuk. Na visita foi apontado que a gestão do aterro está em ótima condução sendo que há detalhes de ajustes quanto ao projeto original, no qual são as análises periódicas de encharque do solo e por conta das chuvas da estação de Verão, o aterro apresenta alagamento natural, que deve ser providenciado o escoamento de água de superfície por sucção mecânica ligada à caixa de escoamento do chorume.

Dentro da solução proposta, uma das ações foi à impermeabilização do solo que recebeu uma manta em PVC de 0,3 micras e isto impede que o solo receba o chorume produzido pela decomposição dos materiais armazenados no local, com isso protegendo o solo de contaminações diversas.

O Aterro Sanitário III é uma obra única no país, poucos existem em administração municipal, os existentes são de consórcio intermunicipal e a Estância Turística de Presidente Epitácio é um município que faz parte de um grupo reduzido de municípios com administração própria. Na última visita técnica, em Dezembro de 2020, a nota dada foi 9,00, nota máxima da CETESB, pois o complemento até 10 pontos é feito tecnicamente pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente - CONSEMA em avaliação dos aspectos gerais entre o recolhimento, reciclagem e destinação corretas do volume de resíduos gerados no município.

Em sua visita de Fevereiro de 2021, o técnico avaliou a gestão em 8.8 visto que a questão das análises de Jusante e a Montante ainda não foram feitas, mas está em cronograma técnico apresentado no Ministério Público Estadual via GAEMA para cumprimento em 90 (noventa) dias a partir de Janeiro de 2021, e o processo licitatório para contratação de empresa especializada nesta análise está em fase final de publicação da chamada pública.

Portanto, a operação do aterro sanitário está acima da média para os parâmetros estabelecidos e pelo porte do município da Estância Turística de Presidente Epitácio graças à administração realizada no local.