20 FEV 2021
Presidente Epitácio registra aumento expressivo na internação de pacientes com a Covid-19 e fica em estado de alerta

Nos últimos dias houve aumento nos casos suspeitos e confirmados de Covid-19 no município e em todas as cidades da região. De acordo com a administração da Santa Casa que encontra-se sob intervenção, também houve aumento na procura por atendimentos e internações relacionados à doença, prova disto é o aumento expressivo na procura pelo serviço hospitalar de pacientes com sinais e sintomas respiratórios característicos para a COVID-19 registrado no período de 15 a 19/02. Vale ressaltar que somente a UTI da Santa Casa recebe pacientes de outros municípios, enquanto que o isolamento do pronto socorro e enfermaria é destinado somente para pacientes de Presidente Epitácio.

Segundo o administrador, Miqueias Alves, no início da semana, segunda-feira (15) havia apenas 01 paciente no isolamento respiratório do Pronto Socorro, 03 pacientes hospitalizados no isolamento da Enfermaria e a UTI estava com 08 dos 10 leitos ocupados. Porém, o quadro de ontem (19), após 04 dias, aponta um crescimento expressivo, passando de 01 para 05 pacientes no isolamento do Pronto Socorro, de 03 para 07 hospitalizados no isolamento da enfermaria e a UTI continua com 08 leitos ocupados. Importante registrar também que de 02/01 a 19/02 foram registrados 05 óbitos em decorrência da Covid-19, ou seja, 01 morte a cada dez dias.

Na última semana o município registrou um aumento de 23 casos confirmados e 50 casos suspeitos em apenas quatro dias.  No mesmo período foi registrado um aumento significativo nas internações, onde eram 05 pacientes do município hospitalizados em Santas Casas e hospitais da região, e ontem este número subiu para 11.

Os dados demonstram que os cuidados preventivos e o isolamento não estão sendo respeitados e isto em âmbito regional fez com que regredíssemos novamente para a fase vermelha do Plano São Paulo, que permite o funcionamento somente de atividades consideradas pelo governo federal e estadual como essenciais, impossibilitando qualquer flexibilização por parte da administração municipal.